30 agosto 2006

O que é o BLOG TAGV?

[Notícia-TAGV]

BLOG TAGV propõe-se alargar ao espaço público electrónico a actividade do Teatro Académico de Gil Vicente. Não se destina a apresentar a programação, uma vez que isso tem sede própria nas páginas do sítio web e na agenda mensal do TAGV. Trata-se, sim, de fazer um registo selectivo das actividades em curso, que permita deixar rastos dessas actividades. Trata-se, também, de articular uma reflexão continuada sobre as condições de produção e recepção que caracterizam a programação do TAGV. Trata-se, ainda, de abrir um canal de comunicação que testemunhe as múltiplas dimensões do nosso trabalho quotidiano. BLOG TAGV procurará igualmente reflectir sobre a natureza pública do serviço que presta, designadamente enquanto instituição universitária. Talvez deste modo seja possível apreender melhor a natureza da instituição no momento actual e corrigir representações estereotipadas que deixaram de ter qualquer valor crítico.

Os textos e imagens, publicados em nome do TAGV e assinados pelos respectivos autores, serão agrupados numa das seguintes categorias:
1) Notícia-TAGV: apontamento referente a projectos em curso no TAGV ou a outros factos relevantes para a vida do TAGV;

2) Arquivo-TAGV: registo selectivo de espectáculos e actividades realizadas no auditório e noutros espaços do TAGV, incluindo ligações para ficheiros áudio e vídeo;

3) Máquina-TAGV: registo de diferentes momentos do quotidiano de trabalho do TAGV, incluindo trabalhos de montagem;

4) Crítica-TAGV: recensões críticas dos espectáculos ou de outras iniciativas apresentadas no TAGV, incluindo textos enviados pelos leitores, através do endereço teatro@tagv.uc.pt>. NOTA: No que diz respeito a recensões feitas por leitores, a Direcção do Teatro reserva o direito de seleccionar os textos a publicar;

5) Recorte-TAGV: registo de notícias publicadas sobre o TAGV noutros média.

Sem perder o carácter institucional, o projecto BLOG TAGV tentará dar conta da dinâmica que caracteriza os actos de produzir e programar no contexto cultural e artístico presente. O conjunto de projectos em curso na temporada 2006-2007 tem como objectivo aproximar o TAGV de instituições congéneres de referência, a nível nacional e internacional, designadamente no que diz respeito a boas práticas de organização. Visa ainda, dentro da sua escala e contexto específicos, construir uma programação multidisciplinar atenta às práticas e linguagens artísticas contemporâneas, sem descurar a criação local. Pretende igualmente reforçar a sua dimensão educativa. Aspectos desse processo de renovação da instituição poderão ser testemunhados também através deste canal de comunicação.

Coimbra, 1 de Setembro de 2006
Manuel Portela
[Director do TAGV entre 13 de Julho de 2005 e 16 de Março de 2008]