Mecenas procuram-se

O Teatro Académico de Gil Vicente acaba de instituir um Programa de Mecenato Cultural. A legislação referente ao Mecenato Cultural (Decreto-lei nº 74/99, de 16 de Março, e Lei 160/99, de 14 de Setembro) pretende incentivar o patrocínio a actividades de índole artística e cultural. É hoje prática corrente em muitas instituições o estabelecimento de parcerias ao abrigo da referida legislação. A escassez deste tipo de parcerias na história do TAGV reflecte não apenas o alheamento dos agentes económicos da cidade e da região de Coimbra no que diz respeito às artes do espectáculo, mas também a inexistência de um Programa de Mecenato Cultural permanente no TAGV. É com o objectivo de mudar esta situação que a Direcção do Teatro institui o presente Programa, propondo a cerca de 25 empresas e instituições que se associem à programação do TAGV na temporada 2006-2007.
As artes do espectáculo constituem uma das formas mais vivas de relacionamento social, de aprendizagem e de comunicação. Ignorar aquilo que se faz no domínio das artes é aumentar voluntariamente o isolamento e comprometer a qualidade da formação e da educação dos indivíduos. A educação artística da sociedade constitui um dos indicadores do seu nível de desenvolvimento. É esse um dos pressupostos da legislação de Mecenato Cultural ao incentivar, através de benefícios fiscais, o financiamento de instituições de índole artística e cultural. A associação de uma entidade privada à programação do TAGV permitir-lhe-á contribuir para a vida cultural e artística da cidade. Esta contribuição reflecte-se directamente na produção e na recepção artística, tornando possível a mais pessoas tomarem parte nesses actos, seja como criadores, seja como espectadores. Ao apoiar o TAGV, o patrocinador revela a sua atenção à dimensão artística da vida cívica da cidade e mostra a sua responsabilidade social, associando-se a um serviço público. Contribui deste modo para a afirmação do Teatro Académico de Gil Vicente como embaixador cultural da região no país e no estrangeiro. Ao mesmo tempo, usufrui da exposição e da publicidade decorrente dos meios de divulgação da programação do TAGV, reforçando a sua identidade pública enquanto patrocinador.
MP